Como Lavar

Apesar de ser a etapa que mais assusta no primeiro momento, a lavagem das fraldas não é mais complexa do que a lavagem das demais roupas do bebê, necessita apenas de alguns cuidados.

 

Produtos utilizados nas lavagens

  • Sabão

Não precisa ser específico para roupas de criança. É importante observar somente se ele não causa alergias no bebê. Pode-se optar tanto pelo sabão líquido quanto pelo pó. Um detalhe importante é que o sabão em pó tende a deixar mais resíduo, por tanto, é recomendada uma quantidade menor ou um duplo enxágue.

  • Bicarbonato de sódio

Pode ser utilizado no lugar do sabão. Ele é um pouco mais agressivo para os tecidos, por isso não se recomenda utilizá-lo em todas as lavagens. É uma ótima opção para lavagens mais profundas ou para desempermeabilizar os absorventes.

  • Vinagre de álcool 

Ele é um excelente fungicida e bactericida. Excelente amaciante, deixa fraldas e absorvente bastante suaves. Deve ser utilizado juntamente com outro produto limpante ( sabão ou bicarbonato), pois sozinho não consegue retirar completamente a sujeita das roupas. Apesar disso, é excelente para tirar o cheiro das fraldas.

  • Óleo essencial de Melaleuca

Excelente fungicida e bactericida. utilizado diretamente na água da máquina, junto com o sabão.

  • Shampoo Anti resíduo 

Substitui o sabão em lavagens esporádicas. ÓTIMO para retirar o cheiro de amônia das fraldas, além de desempermeabilizar fraldas e absorventes.

  • Detergente Neutro de louça

Pode ser utilizado da mesma forma e quantidade que o sabão.

 

Produtos para NUNCA utilizar nas Fraldas de Pano:

  • Amaciantes - engorduram as fraldas, impermeabilizam os absorventes e deixam muito resíduo, podendo levar a assaduras e alergias.

 

  • Cloro / alvejantes -  danificam os tecidos e podem causar alergias, assaduras e até intoxicação no bebê.

 

  • Produtos Químicos / tóxicos em geral - Vale a regra: não pode usar para lavar as roupinhas, não pode utilizar nas fraldas.

 

1ª Lavagem - Fraldas Novas

A primeira lavagem das Fraldas novas é bastante simples. Basta colocar na máquina, com água e sabão e deixar fazer o ciclo completo ( lavar, enxaguar e centrifugar).

A quantidade de sabão vai depender da quantidade de fraldas e do tamanho da máquina. Pode-se considerar uma colher de sopa de sabão a cada 5 kg de capacidade da máquina.

Dica: as fraldas com exterior em algodão (diurnas) podem ficar de molho por 15 minutos em um balde com água e 2 colheres de sopa de sal. Esse processo ajuda a preservar a cor dos tecidos.

 

1ª Lavagem - Absorventes Novos

Absorventes Atoalhados / moletom / Flanela  - Lavagem da mesma maneira que as fraldas novas. Podem ir inclusive na mesma maquinada.

Absorventes Melton - O Melton vem engomado de fábrica.  Essa goma precisa ser retirada para que ele atinja o auge da sua capacidade de absorção.

Você pode optar por uma das soluções abaixo:

  1. Ferver os absorventes com sal ou bicarbonato. Depois lavar normalmente com as demais fraldas e absorventes.
  2. Fazer pelo menos 4 lavagens com água e sabão antes do 1º uso.
  3. Fazer apenas uma lavagem com água e sabão e utilizar uma fralda cremer enrolada nele nos primeiros usos ( a fralda cremer auxilia na absorção do melton)

 

Lavagens do Dia a Dia Fraldas e Absorventes

Pré lavagem / Armazenamento 

Bebês em Aleitamento Exclusivo ( leite materno ou fórmula)

  1. Retirar a fralda do bebê
  2. Armazenar a fralda em um recipiente seco com tampa

 

Bebês que de alimentação variada

  1. Retirar a fralda do bebê
  2. Retirar / despejar o excesso de cocô (nas fraldas de cocô)
  3. Armazenar em um recipiente seco com tampa.

obs: Se utilizar água para tirar o excesso de cocô ( normalmente ele desprende facilmente e pode ser despejado no vaso) é importante deixar a fralda secar antes de armazenar no recipiente com tampa. Caso a fralda esteja úmida, ela poderá mofar. A amônia do xixi não permite a proliferação de mofo. Caso, a fralda esteja úmida somente de xixi  não há problemas em guardá-la molhada.

 

Pré-Lavagem:

Colocar todas as fraldas e absorventes na máquina, com vinagre e bicarbonato (nossa sugestão) e deixar a máquina fazer o ciclo mais curto que a sua máquina oferecer.

Lavagem:

Com as fraldas e absorvente ainda na máquina, após a pré-lavagem, adicione sabão ( ou substituto conforme descrito acima) e deixar a máquina fazer o ciclo completo, de preferência com duplo enxágue.

Lavagens Profundas / Desempermeabilização

Comprou fraldinhas usadas? O cheiro de amônia não saiu adequadamente? A fralda impermeabilizou? Bateu aquela vontade de fazer uma lavagem mais profunda nas fraldas?

Utilize Shampoo anti resíduos ou bicarbonato na mesma quantidade de sabão. Acrescente também óleo essencial de melaleuca ou vinagre no enxágue. Se sua máquina possuir essa opção, escolha um programa de lavagem com duplo enxágue. Se você tiver apenas fraldas da Fraldas do Sul pode escolher a opção lavagem a quente.

Os absorventes podem ser fervidos com bicarbonato ou sal e depois lavados com as capas.

 

Lembretes importantes:

Nem todas as fraldas são feitas do mesmo material. Então é importante consultar as empresas que fabricam as fraldas para ver se há alguma restrição quanto à utilização dos produtos.

Se você tiver apenas as Fraldas do Sul, pode seguir todas as recomendações tranquilamente! <3

Quer saber mais? https://fraldasdosul.blog.br/

Ficou alguma dúvida? escreve pra gente atendimento@fraldasdosul.com.br

 

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Fraldas do Sul - CNPJ: 26.635.878/0001-97 © Todos os direitos reservados. 2019