Se você optou pelas fraldas ecológicas, já deu um grande passo em direção a um futuro mais sustentável e ao cuidado com a saúde do seu bebê. Mas você sabia que algumas práticas podem comprometer a durabilidade e o desempenho desses produtos incríveis? Confira o que não fazer para preservar seu investimento e garantir o máximo desempenho das suas fraldas ecológicas:
Amaciantes impermeabilizam os tecidos, reduzindo a capacidade de absorção das fraldas. Dica: utilize vinagre de álcool, além de auxiliar na macies dos tecidos o vinagre é um excelente fungicida.
Esses químicos podem danificar as fibras e desgastar as fraldas precocemente. Solução natural: Exponha ao sol para remover manchas de forma eficiente e sustentável.
Obs.: Para uma lavagem profunda a cada 3 meses, utilize água sanitária conforme nossas orientações.
Eles criam uma película que impermeabiliza o tecido, prejudicando a absorção. Sempre verifique a composição do sabão antes de utilizá-lo.
Fraldas e absorventes precisam de espaço para uma limpeza eficaz. Lave em cargas moderadas para garantir que fiquem completamente limpos.
Água quente pode danificar as fibras elásticas, desbotar os tecidos e comprometer a camada impermeável. Prefira água fria ou morna para lavagem dos absorventes. As capas das fraldas não podem ser lavadas a quente na máquina.
Dica: Se precisar remover pomadas, use água morna diretamente do chuveiro para deixar de molho por alguns minutos e antes que esfrie faça a lavagem.
Embora úteis, as secadoras podem danificar as capas e elásticos. Acompanhe o tempo de secagem na primeira vez, separando capas e absorventes em cargas diferentes para evitar danos e garantir que tudo esteja completamente seco.
Acúmulo de fraldas sujas por mais de três dias pode causar odores persistentes, manchas difíceis de remover e proliferação de fungos e bactérias. Lave regularmente para evitar esses problemas.
Isso pode desgastar os tecidos e comprometer a durabilidade das fraldas. Dica: Para manchas, faça uma pasta de vinagre e bicarbonato, passe sobre as manchas e leve ao sol se possível, finalize com a lavagem.
Materiais como toalhas ou tecidos comuns não possuem a eficiência dos absorventes originais, aumentando o risco de vazamentos. Aposte nos absorventes específicos para o melhor desempenho.
Mesmo que pareçam limpas, as capas que tiveram contato com o xixi podem causar alergias na pele do bebê, devido a resíduos químicos como ureia e amônia. Sempre lave antes de reutilizar.
Por que esses cuidados são importantes?
Ao evitar essas práticas, você garante que suas fraldas ecológicas tenham uma vida útil mais longa, proporcionando segurança para o seu bebê e contribuindo para um mundo com menos resíduos. Além disso, o cuidado correto significa um investimento mais duradouro e eficiente.
👉 Quer começar ou ampliar seu estoque de fraldas ecológicas? Aproveite os nossos kits em promoção.
A Fraldas do Sul é uma empresa Nacional e tem se dedicado nos últimos 10 anos à produção de Fraldas Ecológicas entre outros produtos com foco na Sustentabilidade, Conforto e Economia Familiar..